terça-feira, 26 de novembro de 2019

Analogias da série Supergirl


Esses dias estou tentando colocar as minhas séries em dia e uma delas é a série Supergirl e é incrível como podemos fazer algumas análises dessa série, tirar um pouco a questão dos super poderes e de ser uma história fictícia e trazer para a realidade.

Confira quais esses pontos abaixo...


Um dos maiores pontos positivos que eu consigo ver da série é como ela retrata personagens LGBTQIA+, primeiro começamos com a agente Alex Denvers, uma pessoa que está na linha de frente de ser um personagem importante e principal se assumindo. É claro que inicialmente tinha todo aquele nervosismo que eu acredito ser normal, afinal ela estava revelando ao mundo sua sexualidade e a forma como a série retratou isso de forma NATURAL, não caricata ou até mesmo como fetiche tornaram esse ponto como algo positivo a ser mencionado no sentido de chamar a atenção para outros produtores dizendo: "hey, está vendo? É dessa forma que tem que ser e não ser retratado como um bicho de 7 cabeças e sempre tendo a MESMA história sempre".

Afinal só vejo muitos clichês.

Introduzida na quarta temporada temos a personagem da Nia Nal, uma jornalista transgênero que conseguiu também o status de super-heróina, legal não é?! Quando ela se revelou transgênero tentando demonstrando as dificuldades de alguém que é trans, suas dores passadas e as dificuldades de alguém trans, mas a reação de todos foi como se aquilo fosse natural, não teve caos, brigas ou até mesmo foi destratado, a reação de todos foram: ok, você é diferente e te aceitamos por isso! Mas diferente da Alex notamos que ela sofreu muito mais no passado, mostrando que nem sempre isso são flores, mas a série trouxe e mostrou como deveria acontecer na nossa realidade, caso um amigo ou familiar se demonstrar que ele ou ela está se descobrindo ser "diferente", mas que não são diferentes, são iguais a nós.

Outro ponto que a série conseguiu pegar em alguns episódios foi o racismo, protagonizado pelo James Olsen, como é difícil para pessoas negras conviver nesse mundo e que sempre o preconceito está enraizado em nós, o maior episódio que mostra isso é na terceira temporada quando a identidade do Guardião foi ameaçada e ele conta sua história e eu posso apostar alguma grana que muitos amigos, conhecidos e desconhecidos passaram pela mesma situação que ele.

Agora vamos falar sobre o machismo enraizado na nossa sociedade. Supergirl na primeira temporada sofreu com isso, quando ela se revelou ao mundo, nossa garota de aço agindo como o primo agia, mas Cat Grant precisou mostrar a ela como as coisas acontecem para uma mulher, posso dizer que isso me frustrou e muito! Outra personagem que ao longo de várias temporadas tem sempre que provar seu valor é Lena Luthor.

Primeiro ela vivia na sombra do irmão, seja na infância, ou quando ficou maior. Depois disso existem vários episódios em que sua inteligência e forma de liderar é testada e julgada como incapaz, a atacando por inúmeros motivos, apenas porque ela é uma mulher no poder e isso parece incomodar sempre, principalmente os homens.

E não podemos deixar de falar por fim daquilo o que a série gira em torno na quarta temporada: o discurso de ódio pelos diferentes, a incitação de violência em não aceitar o próximo, só por ele ser diferente. Será que os aliens são tão ruins ou a raça humana que é?!

Muitos dos discursos feito pelos grupos de ódio eu consegui associação, eles odeiam uma raça diferente, só por serem isso: diferentes. Mas o que é o diferente? Cada individuo é diferente do outro, por isso possuímos cada um, um DNA ou impressão digital. O ódio pelas minorias, mulheres e entre outras lutas é sempre com o mesmo discurso, pior ainda existem aqueles extremistas que querem acabar com aquilo que é diferente, na série são os alienígenas, mas será que não seria esses aliens uma metáfora para mostrar ao mundo como estamos tratando nossos amigos?! Nossos próximos?!

Você pode não ter a visão que eu tenho, não quero também demonstrar que estou dizendo que grupos de LGBTQIA+ são alienígenas, muito pelo contrário são pessoas, mas estou falando de uma metáfora aqui, onde todos são iguais, correto?! A prova disso foi Nia defendendo Brayni quando ele se revelou alienígena e ela disse que sabe como é outras pessoas a ver como alguém diferente e que não merece respeito. 

Eu posso estar delirando um pouco, equivocada e totalmente errada, mas na minha mente eu consigo ver o diferente sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About

authorOlá, meu nome é Amanda Alonso, sou escritora, youtuber e tenho bacharel em turismo...
Learn More →