terça-feira, 30 de julho de 2019

Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan


Resumo: Percy Jackson & the Olympians (no Brasil, Percy Jackson & os Olimpianos; em Portugal, Percy Jackson) é uma série literária composta por cinco livros de aventura e fantasia, escritos pelo estadunidense Rick Riordan, que retrata a mitologia grega no século XXI. O personagem principal da série é Percy Jackson, que descobre ser um meio-sangue filho de Poseidon, deus do mar. Além dele, outros personagens notórios são Annabeth Chase, filha de Atena, Grover Underwood, um sátiro adolescente, Thalia Grace, filha de Zeus, e Luke Castellan, filho de Hermes. Todas as ilustrações oficiais da série foram feitas por John Rocco.


Pra quem não sabe, sou um pouco apaixonada pela mitologia Greco Romana, então quando eu vi que havia uma série de livros sobre essa mitologia eu fiquei SUPER apaixonada e animada para ler.

E então eu li…

Após a leitura, que levei exatamente quatro dias para ler os cinco livros, pois os comprei de uma vez, voltando, após a leitura eu tive aquele misto de emoção de amor e ódio, sabe? Amor pelo fato de ler mais coisas relacionados a esse tema, a história ela é aquela história que não importa a sua idade, se é vinte e nove ou onze, você vai gostar. Esta série de livros também é para um público que gosta de histórias adolescentes, não esperem uma trama adulta, pois não tem nada de adulto.

Outro ponto positivo para a história, é que ela retrata um pouco sobre dislexia e TDAH, que é o transtorno de défict de atenção e hiperatividade, não é algo NOSSA COMO RETRATA, mas todos os personagens sofrem com isso e a forma como o autor coloca isso como sendo algo bom e um motivo por trás é o que torna a história mais empolgante.

No livro, Percy tem 12 anos, estuda em uma escola para crianças normais, mas ele sofre com inúmeros ataques do qual não tem explicação. Ele tem um melhor amigo, o Grover Underwood, que é um rapaz que manca e tem muletas. Toda a trama se inicia em uma visitaa a um museu, onde a professora se transforma em uma harpia e ataca Percy, mas ele acaba conseguindo fugir com a ajuda de Groover. 

Gente, claro que inicialmente o Percy fica preocupado com o Groover, afinal de contas o rapaz manca e na mente do Percy como isso pode ajuda-lo?

Então tem toda uma reviravolta, envolvendo a mãe do Percy, a Sally Jackson, que juntos eles vão até uma parte do acampamento e são perseguidos. O acampamento, é o acampamento meio sangue, onde filhos de deuses com humanos fazem parte de um treinamento para melhorarem e se tornarem heróis.

Só quee, diferente do filme, da qual eu ODEIO, no livro o Percy não faz a MÍNIMA IDEIA de quem é seu pai, muito menos os outros campistas, professores do acampamento, ou outros deuses, os únicos que sabem sobre seu verdadeiro pai deus é a mãe dele, claro e o próprio deus que ele é pai. Por isso, até ele ser “reclamado”, que é quando um deus ou deusa assume que aquele semideus é seu filho, todos os semideuses ficam no chalé de Hermes, pois ele é o único deus que não se importa com os visitantes então ele deixa lá mesmo.

A parte triste, é que muitas vezes os deuses não reclamam seus filhos e isso acaba sendo prejudicial para os semideuses, pois sim, deuses são extremamente egocentricos e indiferentes.

Não vou ficar me prolongando nas histórias em si da série, pois o que importa mesmo é a leitura e vocês depois me informarem o que acharam.

Mas alguns pontos são negativos na história e que para a maioria isso pode ser passado, que é a forma como Rick Riordan trata as histórias dos deuses e a personalidade deles em si.

Os semideuses são um espelho da personalidade de seus pais. Todos têm suas qualidades e defeitos bem evidentes. Os filhos dos três grandes, por exemplo, têm um senso de justiça muiiiiiito aflorado, até os filhos de Hades querem fazer o que é certo... Querem contribuir para o bem do acampamento e de todos os meio sangue, porém a arrogância é uma coisa que fala mais alto. O próprio Percy fica se vangloriando em vários momentos, um traço herdado do pai.

A forma como ele aborda também, alguns deuses menores, como Pã, também não faz o menor sentido, ele simplesmente menospreza os deuses menores e enautece os deuses Olimpianos, prova disso é quando ele cita Nyx e não da a devida importância a ela. Pessoal, Nyx não é uma deusa menor, ela não é uma titã e claro não é uma olimpiana, ela está acima de todos eles, pois assim como a Gaia ela é uma deusa primordial e ela é extremamente temida entre todos os deuses e extremamente respeitada por Zeus. Em algumas escrituras é informado inclusive, que Zeus teme a Nyx e todos os filhos da deusa, mesmo sendo deuses menores e alguns filhos dela, são considerados primordiais também.

Pessoal embora o titio Riordan tenha "distorcido", sim estou colocando entre aspas, alguns fatos e elementos da mitologia, ele fez referência e trouxe muitos outros elementos da mitologia Greco romana tradicional. Ele faz referência a alguns heróis, como Aquiles e Hércules, até mesmo o Percy que é inspirado no Perseu. Coloca diversas criaturas como elementos chave, tipo a Hidra de Lerna, o touro de bronze e o Cérbero.

Gente, em Percy Jackson não existe meio termo, ou você ama ou você odeia. A história é muito bem construída, com uma narrativa que prende o leitor e personagens cativantes, assim como já tinha dito antes. Em contrapartida o autor, que é um historiador, fez alterações inconcebíveis em relação a mitologia Greco romana. Um semideus jamais derrotaria um deus e muito menos um Titã. Os semideuses eram sim considerados heróis, porém muitos perderam suas vidas durante seus atos heróicos ou por castigo/punição dos deuses. Na história é perceptível que semideuses, criaturas e até mortais (como o pai da Annabeth e a mãe do Percy) enfrentam os deuses - inclusive os primordias- deitam e rolam e não tem consequências pra isso.

E as coisas é beeeeem diferente disso!!

E gente, O QUE FOI AQUELA ADAPTAÇÃO PRO FILME?! RIDICULA! Se quer ler PJO esquece completamente os filmes! E que os fãs acham que a melhor solução para adaptação seria como uma série de TV, porque dessa forma a história poderia ser abordada de uma forma mais detalhada, trazendo todos os elementos necessários que foram descartados na produção do filme.  A Netflix tinha os direitos para adaptação, porém a ideia nunca saiu de esboços de roteiros. O que foi muito decepcionante porque até campanha foi feita em redes sociais pelos fãs, principalmente no twitter, para que a série de TV acontecesse. Porém, os direitos para adaptação foram comprados pela Disney que até o momento não se manifestou sobre produzir uma série ou mesmo fazer um Reboot dos filmes.


Ah! E o acampamento é feito apenas para as histórias do titio Rick Riordan, nas histórias mesmo ele não existe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

About

authorOlá, meu nome é Amanda Alonso, sou escritora, youtuber e tenho bacharel em turismo...
Learn More →